A Plenitude da Gratidão: Por que Agradecer é um Ato Tão Poderoso?

15 março C. Vieira 0 Comments

Diário de Gratidão

“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer, para mim, dividir um planeta e uma época com você.”
 
Carl Sagan


Apenas perceba a plenitude deste poderoso gesto que é parar e agradecer.
 
Não importa  se vocẽ é religioso, ateu, agnóstico... Agradeça! 

Aos seus deuses ou ao universo.

Você não está aqui por acaso. 

Então, acompanhe o texto e... agradeça por estar neste mundo.

"Dos mais ou menos 86.400 segundos que você tem hoje, você parou em pelo menos um para dizer obrigado?

A gratidão é uma das mais poderosas ferramentas para o aumento de ânimo que você pode utilizar. Há uma arte da gratidão, claro. Como qualquer outra, você só recebe o que você dá.

A verdadeira gratidão é mais do que murmurar 'Obrigado' ou um bilhete rabiscado. É a personificação da apreciação pelo fato de que você está viva(o) e experimentando a vida; e de que você é hábil para aprender e crescer. Isto é um sincero apreço por tudo.

Como agradecer pode transformar a sua vida?

Vamos examinar o exemplo de "Tom", cujo trabalho está deprimindo-o. Seu chefe é maluco (e não no bom sentido). As horas são longas, o trabalho é mentalmente entorpecente, seu trajeto é cansativo e ainda que o dinheiro seja decente, Tom fica exausto demais, por causa da longa semana, para aproveitar a vida. Tom acredita em sempre dar o seu melhor, mas ele encontra cada vez mais dificuldade em estar motivado. Ele fica mal, estressado e preso, porque ele sabe que ele tem sorte de ter um emprego – muitas pessoas, que ele conhece estão desempregadas e em risco de perder tudo. Como reclamar disso?...

Um dia, Tom ouviu falar do poder da gratidão e decidiu dar uma guinada na vida. Afinal, ele não tinha nada a perder. Ele pegou um caderno e escreveu, "As Coisas Pelas Quais Eu Estou Grato Em Meu Trabalho." No fundo de sua mente pensou, "Isso não vai demorar muito!"

Tom escreveu a primeira frase, "Eu sou grato por ter um salário fixo." Ele se sentia grato, por recordar-se do sofrimento de muitas pessoas que não tinham dinheiro algum entrando mensalmente. Ele começou a escrever sua segunda frase, "Eu sou grato pelo meu chefe", mas imediatamente rabiscou isto. Aquilo não parecia verdadeiro. Achou que era artificial ele escrever aquilo. Seu chefe era um idiota rude, condescendente e irracional! O que havia nisso para agradecer?

Tom, fechou os olhos e pensou um pouco. De repente, os olhos dele se abriram e ele escreveu sua segunda frase, "Eu sou grato por meu chefe ter me ensinado como NÃO tratar as pessoas." Uau. Tom, de repente, estava cheio de um excitamento que ele não sentia há anos.

Ele, como um ser humano, teve de procurar nas coisas absurdas e irritantes pelo que poderia agradecer. E para sua surpresa, Tom descobriu, no interior destas, algo belo.

Sobre seu trajeto infernal: "Eu sou grato pelo meu trajeto, que me dá tempo para pensar e fazer planos..." e "Sou grato por morar em um vizinhança tranquila, longe do barulho da cidade."
Sobre seu trabalho entorpecedor: "Eu sou grato pela minha habilidade de encontrar formas de tornar o meu trabalho interessante", "Eu sou grato por conseguir encontrar o zen de estar no presente" e "Eu sou grato por ter aprendido habilidades que se tornaram meu ponto de partida para coisas maiores."
Sobre o comportamento irracional do seu chefe: "Eu sou grato por ter aprendido como NÃO dirigir um negócio." E para sua surpresa, "Eu sou grato por estar me tornando uma pessoa mais paciente e compassiva por causa do comportamento do meu chefe."
Sobre sua fadiga e necessidade de relaxar no fim de semana: "Eu sou grato pelo tempo que tenho para descansar" e "Eu sou grato por eu ter a oportunidade de aprender a melhorar minha gestão de tempo no trabalho, para que eu possa ser mais produtivo com menos esforço."

Quando terminou, Tom ficou chocado ao descobrir que encheu cinco páginas de seu caderno. Uma palavra de gratidão provocou outra e outra e outra...
Em seu ânimo elevado, Tom continuou escrevendo sobre sua esposa, casa, família, saúde, vizinhos, carro, etc. Ele começou com foco em coisas que o irritavam e deixavam furioso. Para seu contentamento, assim que ele se tornou grato por algo que o irritava, o incômodo desapareceu. Isto foi substituído por gratidão e amor. A atitude de Tom em relação ao trabalho e a vida, no geral, foi completamente alterada.

A última frase que Tom escreveu?... "Sou grato por minha mão estar completamente com câimbra porque tive esta oportunidade de expressar os meus agradecimentos."

Em pouco tempo, a energia pessoal de Tom melhorou e começou a afetar as pessoas ao seu redor. Ele logo viu-se promovido para uma divisão diferente, onde seus talentos foram valorizados. E já não se queixava ou permitia que o trabalho o estressasse. Ele ria mais.

Você pode estar em uma situação semelhante à do Tom, onde você está focando o negativo e perdendo de vista completamente o positivo. A maioria de nós faz isto! Mas considere, também, que 'negativo' e 'positivo' são aspectos da mesma energia. Você não pode experimentar um sem o outro. Um fornece o contexto para o outro – sem os quais você não teria nenhum conceito de  em cima ou embaixo. Sem a luz, você não teria nenhum conceito de escuridão. Sem o  quente, o frio; sem o Sim, o não.

Então procure a qualidade oposta em cada situação. Olhe para o Bem.
 
Com um diário de gratidão dá para ver o aspecto positivo de tudo. O significado pode estar escondido, mas se você tomar a abordagem de Tom como exemplo e apenas começar a escrever sob o seu fluxo de consciência, os significados se revelarão para você.

Agradeça pelas pessoas e situações em sua vida que abalam seus nervos e te irritam ao extremo. Tente descobrir por que te irritam tanto. Considere a possibilidade de que elas podem estar agindo como um espelho para mostrar a você aspectos de si mesma(o) que precisa melhorar.

A vida se torna mais feliz quando você mostra apreço! Escreva de manhã para definir o humor para o dia. E escreva à noite, para refletir sobre o seu dia. Seu diário não precisa ser longo. Frases simples vão servir perfeitamente.

E se não se lembrar de nada? Escreva, "Sou grata(o)". Só isso. SEJA agradecida(o).

Se você se comprometer com isso por 60-90 dias, todos os dias, vai experimentar uma transformação em sua vida, a qual você não pode imaginar neste exato momento. Você vai mudar completamente sua atitude em relação as coisas que te irritam e te aborrecem. A vida será mais feliz e mais gratificante apenas por vocẽ demonstrar gratidão."




0 comentários: