Agridoce em Séries #3

27 fevereiro C. Vieira 0 Comments

 


Olá a quem ainda segue esse blog. Em uma época onde as pessoas procuram informações em vídeos de poucos minutos, dou muito valor a quem gasta um pouco de seu tempo valorizando o trabalho escrito de muitos blogueiros (incluindo, o meu!).
Eu estou bem atrasada com o Agridoce em Séries. Postei o último há cinco anos (!) e, claro, me sinto terrivelmente culpada por deixar de falar das melhores séries que lançaram nos últimos seis anos. Assim, volto a esta série de posts sobre o que amamos perder nosso tempo vendo (como todo bom Garfield!) e falando sobre.
Mas, ao invés de continuar a falar de séries (inclusive que podem já ter sido finalizadas) mais antigas, vou fazer o caminho inverso e postar sobre que estão bombando nos canais de streaming e que, ao menos uma delas, já virou uma obra Cult pela qualidade do conteúdo.

Como sempre, serão três séries e começarei pela que está começando a competir de igual para igual como uma famosinha da Netflix chamada Bridgerton. Já ouviu falar?
Bom, mas não é dessa que eu vou falar (kkkkkkk) e sim de sua concorrente à altura:


Sanditon

Sanditon se tornou a queridinha dos fãs de séries de romance de época que 1) são apaixonados por livros de romance de época (ou romance histórico ou "romance de banca", você escolhe a designação) e curtiram muito o lançamento da caliente Bridgerton e 2) amam quando algo da hors concours Jane Austen é lançado. Sanditon foi uma dessas joias que surgiram após o sucesso nos cinemas de Orgulho e Preconceito e de outras produções mais atuais baseadas nos livros da escritora inglesa.

Particularmente, essa série deveria ter se encerrado na primeira temporada já que se inspirou em uma obra incompleta de Austen, mas a recepção foi tão boa da parte do público e o elenco mostrou-se tão entrosado que houve a esperta percepção de que valia à pena darem a Sanditon uma continuação.
Mas após uma pequena sinopse, eu vou contar algo que mostra que quando uma série tem um bom conteúdo ela ganha corpo e asas para ir muito além de sua origem:

"Baseada no romance inacabado de Jane Austen, Sanditon conta a história de Charlotte Heywood (Rose Williams), uma jovem que, na Inglaterra do século XIX, se muda com a família para a cidade de Sanditon. Recém-saída do interior, a impulsiva Charlotte logo se vê confrontada com as intrigas e flertes locais. E o primeiro morador que cruza seu caminho é Tom Parker (Kris Marshall), um carismático e bem-humorado rapaz que sonha em transformar a monótona vila de pescadores em um resort elegante. Em seguida, Charlotte conhece Lady Denham (Anne Reid), uma viúva de caráter forte que se orgulha muito de seu poder e sua influência sobre os aldeões. Ao mesmo tempo, Charlotte se depara com o belo Sidney Parker (Theo James), que trabalha dia e noite para demonstrar o potencial de seu povo. Sem querer, ela acaba envolvida na vida desses e de muitos outros aldeões, com os quais entra em conflito devido a uma visão de mundo completamente diferente."

Sanditon é considerado o romance mais ousado de Jane Austen e mesmo que choque algumas pessoas a cena de nudez do protagonista da primeira temporada talvez trazer séries como esta e Bridgerton para o público ajude a quebrar um pouco da ilusão que se criou sobre a sociedade inglesa como puritana demais para temas como Sexo se aproximando de outros como Amor. Autoras como Austen podem ter criado/mantido essa visão sobre a sociedade inglesa, mas quando lemos/assistimos Sanditon percebemos que até mesmo Austen se cansou dessa pantomima de "sociedade perfeitamente pudica".

Atualização: Como eu disse, uma série quando é boa mantém-se por si mesma, e Sanditon começará no dia 19 de Março a sua 3ª Temporada. Ela pode ser assistida no Globo Play e na PBS (Amazon Prime Video + PBS Masterpiece).


E voltando para o século XXI, vamos mudar um pouco para uma temática diferente da série anterior. Assim, temos...


The Rookie

Imagine a sensação de desalento e desesperança que os fãs de Brooklyn Nine-Nine sentiram após o último capítulo da série em 2021 (foi de arrasar e falarei sobre a melhor série de comédia policial até agora em um outro Agridoce em Séries).

Mas eis que no fim do túnel havia uma luz... e um quarentão muito sexy e meio sem sorte, com um otimismo incorrigível e um senso de solidariedade que fez uma série policial sem qualquer pretensão se tornar uma referência daquelas!
Mas vamos à sinopse:

"Na série The Rookie, John Nolan (Nathan Fillion) está realmente nadando contra a corrente. Enquanto as pessoas da sua idade estão no auge da carreira e já possuem uma rotina definida, Nolan se arrisca na cidade grande com um único objetivo: realizar o sonho de se tornar um policial no Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD). Como o calouro mais velho da turma, ele encara todos os desafios dessa perigosa carreira, afinal, é sua chance de recomeçar a vida."

Vale lembrar que é uma série com uma boa dose de drama e com a mesma carga de piadas e situações inacreditáveis (vide a Chen balindo para tirar um bode teimoso de dentro da viatura!Méééééé).

Atualização: The Rookie já está na metade de sua 6ª Temporada (e não façam comparações entre séries policiais lançadas da mesma época. A temática acaba sendo diferente. Mas, claro, vocês deveriam reparar que vários atores que fizeram a série Major Crimes, também conhecida como Crimes Graves (2012), Resident Alien (2021) e mesmo S.W.A.T (2017) aparecem em The Rookie e não tem como não achar legal o vilão de uma série ser o mocinho de outra (vide o Tim que antes era um médico abusivo em The Good Doctor)). A série pode ser vista na Globo e no canal Paramount+.


E enfim, chegamos à melhor série de ficção científica já criada (eu sei, há outras tão boas quanto, mas agora é a vez de render honras ao cavaleiro solitário e seu fiel e fofo filho). E se adivinharam eu estou falando de...


The Mandalorian

Icônica seria a palavra certa para classificar a série criada e dirigida por Jon Favreau (que, sim, dirigiu filmes como Zathura e Homem de Ferro e atuou em alguns dos filmes que dirigiu - e quem esqueceria do Happy no final de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Eu não esqueci).

Mas falando de The Mandalorian, a série pertence ao panteão das produções do mundo de Star Wars com Luke Skywalker e cia. para "darem uma palhinha" e mostrarem que a série veio para se tornar o elo entre os primeiros seis filmes e os últimos lançados nesta década. Mas The Mandalorian se diferencia dos filmes por não focar na luta dos mocinhos Jedi contra os vilões do derrotado Império. Ainda que mostre bastante as consequências do que veio depois da queda de Vader e seus associados, o foco é no que o cavaleiro solitário, parte de um grupo que parecem monges guerreiros, tem de fazer para manter uma criança fofa viva e à salvo. Mas que tal dar uma lida na sinopse:

"Em The Mandalorian, acompanhamos a história de Din Djarin (Pedro Pascal), um guerreiro solitário que trabalha como caçador de recompensas. Ele embarca numa jornada pelos territórios esquecidos da galáxia, logo após a queda do Império e antes da criação da temida Primeira Ordem. O Mandaloriano está sempre buscando formas de melhorar sua armadura, até que recebe uma missão de um cliente misterioso no submundo de Nevarro. Ele precisa rastrear e capturar um alvo sem nome, de aproximadamente cinquenta anos e, apesar de seu cliente parecer não se importar, o Dr. Pershing (Omid Abtahi) insiste que seja mantido vivo. Então, ele encontra um ser enigmático da raça de Yoda que precisa de sua ajuda. O Mandaloriano escolhe proteger, como ele chama, “A Criança”. Em sua busca para entender as origens do pequeno, os dois são perseguidos por Moff Gideon, um ex-governador do Império que teve a vida impactada depois que os rebeldes destruíram a segunda Estrela da Morte."

Atualização: The Mandalorian inicia sua terceira jornada, ou melhor, Temporada no dia 1º de Março que pode ser vista no Dysney+.
 

Só informando que todas as sinopses vieram do site Adoro Cinema.

E por aqui eu fico, mas volto com mais séries que amo e sei que valem à pena dar ao menos uma olhadinha!


Boa semana e até a próxima!

0 comentários: