Um Novo Ano sem Preocupação com Metas de Leitura [Janeiro 2021]

09 fevereiro C. Vieira 0 Comments



Depois de um novo hiato, volto a escrever aqui. Muita coisa aconteceu no último ano e, infelizmente, influenciou em todos os assuntos nas vidas de todes nós. Às vezes, me pergunto se a esperança que sempre temos no início do ano não é um desejo vão de termos ao menos onze meses de menos problemas do que normalmente surgem nas nossas vidas.

E para o ano passado, tinha sido isto que eu desejei quando Janeiro começou. Mas não foi nem sequer perto do que aconteceu, afetando até mesmo meu nível de leitura. Passei pelo menos oito meses sem ler um livro sequer. Me parecia impossível focar em algo que me tirasse das preocupações sobre proteger-se de algo que sequer tinha cura. Quando outubro chegou, aos poucos eu voltei a ler, mas apenas engrenei no finzinho do ano, chegando à marca (impressionante para mim!) de doze livros lidos apenas em Dezembro.

Foi inacreditável para alguém que não conseguia se concentrar em nada, exceto nas tristes e preocupantes notícias que nos chegavam sobre aquilo que passou a unir todo o planeta: a Pandemia de Covid-19.

Mas eu percebi que me sentia no meio de uma completa desorganização pessoal. Escrevi bastante ano passado, no entanto, parei depois de novembro e só retornei à escrita neste mês, Fevereiro de 2021. Foi algo que me fez falta e percebo isto, mas o lado bom é que meu terceiro livro está quase terminado (Eba!!!🥳). Então, logo sigo para a revisão dele e, depois, a edição; onde estará pronto para ser publicado.

Algo bom rendeu deste último, turbulento e assustador ano de 2020, que parece ainda não ter terminado.

Ainda estou buscando respeitar à risca o isolamento social em nome da saúde (Fique em casa, se puder!), mas tanto o retorno da prática da escrita quanto a organização para a leitura (que foi o que me salvou em dezembro passado ao ponto de conseguir ler mais do que normalmente leio) foram duas coisas que não esperava ter depois de um ano tão difícil.

Assim, neste ano, apesar de ter escolhido uma meta de leitura no Goodreads, eu a deixei em aberto para este ano sem qualquer cobrança. Tenho mais de mil e quinhentos livros selecionados tanto no Goodreads quanto no Skoob para leitura futura, mas o tamanho da lista sempre me deixava angustiada e ansiosa e eu não sabia o que ler primeiro, porque queria ler todos...

Esta é uma característica do Ser ansioso: sempre quer fazer tudo para ontem.

Então, em nome de minha paz e tranquilidade, eu me dei o direito de não permitir que a ansiedade faça as regras e até mesmo nas minhas leituras, mudei o jogo. Hoje eu estou lendo dois livros por dia. Parece muito, mas são poucas páginas de cada um deles; o que faz com que eu não me sinta sobrecarregada, não enjoe da leitura depois de dois, três dias (já que ler apenas um pode causar isto) e me ajuda a ler o tanto que quero sem atrapalhar minhas atividades diárias.

Fiz em Dezembro uma lista pequena dentre aqueles que quero ler e deixei-a apenas como uma sugestão de leituras futuras para este ano. Assim, não me estresso sem saber o que ler e se não gostar de um, posso ler o seguinte sabendo que não vai causar nenhum problema.

Comecei a ler em 1º de Janeiro, empolgada com esta organização mais simples. Eu marcava que estava lendo um livro nas redes sociais, mas só voltava nelas para registrar a conclusão da leitura. E só fiz isto para ter controle e noção do que estava lendo e quando eu terminava uma leitura.

Além disso, participei de uma leitura coletiva do Clube Sentimento do Leitor e achei bem interessante conhecer outros leitores, além, claro, papear muito sobre o livro. Enfim, foi um mês cheio de atividades, mas que me desviaram, quando era necessário (para não pirar de preocupação com a realidade atual), para leituras que me agradaram muito.



O que Eu li


A Troca - Beth O'Leary (Epub): 🌟️🌟️🌟️🌟️
Alguém para Amar - Mary Balogh (Epub): 🌟️🌟️
Astérix Entre os Belgas - René Goscinny (Epub): 🌟️🌟️🌟️
As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera - Haemin Sunim (Epub): 🌟️🌟️🌟️🌟️,5
Calafrio - Sandra Brown (Epub): 🌟️🌟️🌟️🌟️ - resenha
Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie (Epub): 🌟️🌟️🌟️,5
Vox - Christina Dalcher (Impresso): 🌟️🌟️🌟️
Como Parar o Tempo - Matt Haig (Epub): 🌟️🌟️🌟️,5



O Destaque


Apesar de não ter recebido 5 estrelas e outros terem chegado perto disso também, um livro que eu recomendaria a leitura foi As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, do monge budista Haemin Sunim. É um livro de leitura rápida mas que pede que se pare para uma reflexão a cada página. Eu li este livro na parte da noite e acordava no dia seguinte me sentindo pronta para enxergar o mundo com menos reserva e dureza. E ainda que neste mês eu tenha propositadamente lido mais mulheres, este livro, dentre alguns que me renderam uma grata alegria por tê-los escolhido como leitura para iniciar o ano, me proporcionou a sensação de bem estar que, às vezes, uma boa leitura é capaz de gerar.


Citações:


"Conhecemos o mundo apenas pela janela da mente.
Quando a mente está agitada, o mundo também, está.
Quando a mente está em paz, o mundo também está.
Conhecer a nossa mente
é tão importante quanto tentar mudar o mundo."


"Ame-se apesar das suas imperfeições.
Você não sente autocompaixão quando enfrenta desafios ao longo da vida?
Você está muito ávido por ajudar os seus amigos, mas trata a si mesmo muito mal.
Acaricie seu coração de vez em quando e diga para si mesmo: "Eu amo você."


"Tudo neste Universo é efêmero.
E porque é efêmero, também é precioso.
Aproveite este precioso momento com sabedoria e beleza."



O que me Motivou a Ler


Como falei antes, eu não tenho o hábito de ler regularmente. Em geral, eu escolhia um livro e sentava para lê-lo até terminar. O que nem sempre era possível porque, para além da leitura, havia a minha vida para ser vivida, e isto acabava me frustrando. Ou eu deixava de dormir para ler e tentando não atrapalhar as atividades do dia. Mas negligenciando minha saúde.

Então, decidi manter o formato de dezembro do ano passado e isto me envolveu como um abraço de tranquilidade que eu nem esperava. Posso agora ler os livros que quero(sem me preocupar com a quantidade que vou ler este ano) e leio poucos páginas diárias sem me perder na leitura ou me cansar dela, pois sempre tem o segundo livro para me distrair da primeira leitura.

Assim, eu me senti muito bem quando o mês terminou e eu me surpreendi ao ver que tinha lido, não os quatro livros que eu esperava ler, mas, sim, o dobro disso. A organização sem a parte do estresse, me permitiu ler mais, de maneira relaxada e divertida.


Para Encerrar


Eu realmente fiquei satisfeita com o resultado de dezembro sobre minhas leituras. Foi difícil pensar em voltar a ler, pois me sentia desanimada em ler pouco, deixando dias e até semanas de lacunas entre uma leitura e outra. Então, eu aconselho a quem tem interesse em ler uma quantidade boa mas sem se preocupar realmente em ler muito, focada apenas em aproveitar a leitura, que use esta organização. Vá devagar na leitura diária e escolha livros que realmente queira ler, e não apenas por ser um lançamento (ou porque "todo mundo está lendo").

E em Fevereiro continuo com a organização de leitura sem esperar muito. Mas mantendo o hábito diário de um numero X de páginas, posso dizer que valeu à pena demais esta mudança.



Boa leitura!💖️

0 comentários: