Precisamos Falar sobre... Evolução

01 janeiro C. Vieira 0 Comments

 

Fonte: weheartit.com

Há vinte e três anos alcançamos o vigésimo primeiro século d.C. dentro da caminhada humana sobre a Terra. Biologicamente falando, tivemos um salto rápido evolutivo em pouquíssimo tempo. Em poucas centenas de milhares de anos, fomos de parte dos primatas "descendo das árvores" a passar a andar sobre duas pernas. E o tempo passou. E cada espécie humana evoluiu dando lugar a última delas, conhecida como Homo sapiens.

Entramos, então, na reta final de algo que sequer aceitamos, mas que ocorre em uma velocidade impressionante. E isto é belo e, ao mesmo tempo, assustador.

E é sobre esta última característica do que nos acontece que desejo falar: o que nos assusta. Por nossa natureza, sentimos medo como gatilho para aquilo que gera perigo à nossa intensa temeridade física ou mental. Porém, este mesmo medo pode ser usado contra nós para nós manter alienados, controlados e submetidos. E por Eras foi assim que as relações humanas se deram: pelo medo.

Aprendemos tanto sobre isso que o tornamos algo normal em nossa existência e "ferramenta da vida social", mesmo sendo, como eu disse antes, algo primitivo; ligado à nossa origem animal.

Então, por que manter o medo como apoio, bengala, em nossa caminhada pela Terra?

Porque se nos livrarmos do medo teremos de encarar, primeiro, a realidade sobre como a Vida é; e, depois, aceitar que precisamos DESESPERADAMENTE evoluir.

Comecei a pensar nisso quando passei a refletir sobre pessoas que não aceitavam a situação calamitosa em que a espécie humana se viu nos dias atuais, vítima de uma Pandemia contagiosa e praticamente incontrolável. Estávamos diante do maior pesadelo de toda a Humanidade: a completa perda de controle sobre nossos destinos.

Quando uma pessoa nasce pobre, ela tem consciência de que sua situação socioeconômica não lhe permite ter total controle - ou algum controle - sobre sua existência, dependendo da quantidade de renda que tem ou não e de quem ela depende para viver. Esta é uma das infelizes consequências de se viver em uma sociedade regida por um sistema econômico que se ampara na exploração da força de trabalho das pessoas sem o justo retorno a elas: nos tornamos seres interdependentes crônicos uns dos outros.

E apesar disso parecer uma conexão saudável, é, na verdade, nociva às nossas vidas, pois impede que sejamos capazes de enxergar o ser humano para além de algum "objeto" que possamos usar para obter algo. Nossas relações, assim, se tornam vazias, rasas e superficiais.

E por que chegamos a este ponto de esterilidade nas trocas emocionais?

Porque construímos um "castelo sobre um gigantesco banco de areia" chamado História Oficial da Humanidade.

Avaliando cada pedaço desse ponto é fácil chegar a uma única e triste conclusão:


A História Humana (dos Homo sapiens) é uma História PATÉTICA.


Ela, a Narrativa da nossa caminhada sobre o planeta, se fez sobre a exploração de uns sobre outros e AFIRMOU que esta ilógica conduta, este comportamento física e emocionalmente ABUSIVO entre humanos, seria supostamente correto. E foi isso que, durante esses mais de vinte e um séculos “depois de Cristo”, aos poucos nos tornamos: seres patéticos, infantilizados e ensinados a temer o amadurecimento que insiste em nos empurrar para a frente. “Aceitamos” envelhecer, pois não há escolha (apesar da luta insana da indústria da beleza e de seus patrocinadores bilionários e sem tanto dinheiro assim para parar o Tempo). Mas não aceitamos todo o resto, inclusive a inevitável Morte de todos nós.

Isso não acontece por termos nascido essencialmente maus, mas, sim, porque de geração para geração foi ensinado às pessoas que elas não devem cortejar qualquer tipo de evolução porque evoluir envolve exatamente riscos não controláveis. E foi isso o que fizemos durante todos estes séculos:


NEGAMOS A EVOLUÇÃO!


E só a aceitaríamos se fosse para evoluir como os personagens de Ficção-científica, nos tornando sobre-humanos, fisicamente falando.

Por meio de magia, queremos evoluir.

Por meio de fantasiosas mutações, queremos ser fortes e suprahabilidos.

E queremos isso para ontem!

Porque nos filmes de Hollywood esta tal "evolução" já aconteceu desde que criaram um extraterrestre alcunhado de super-homem e o jogaram nas HQs e na telona do Cinema.

Para além disso, usamos a religião. Não importando a crença, acreditamos que somos especiais; que "descobrimos o caminho das pedras" que ninguém tinha encontrado antes e que estamos seguros dentro dele. Enquanto que, na visão particular de cada pessoa, o resto do Mundo - para além de nós - está desgovernado.

Mas sequer percebemos que nenhuma dessas formas de pensar, de querer enxergar a vida ou este planeta, nos retira do mesmo caminho que estávamos seguindo quando nascemos.

O da E-V-O-L-U-Ç-Ã-O.

Didaticamente falando, para a biologia, Evolução é "a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo". Ou seja, o Tempo nos auxiliou e auxilia a avançarmos dentro do que biologicamente somos para algo ainda mais apurado. Mas quando chegamos ao ápice desta evolução específica, precisamos perceber que o fato de sermos seres racionais nos condiciona naturalmente a buscar dar um próximo passo em direção a um avanço que não ousamos encarar, pois envolve também a ideia de MUDANÇA. E a Sociedade que criamos não toleraria que o ser humano evoluísse nesse ponto, pois essa mesma Sociedade perderia o controle imaginário que tem sobre as pessoas.

E é este o motivo de eu escrever este texto.

Eu vi uma situação que ocorreu em São Paulo em 2020 em que policiais pedem a mulher para voltar para sua casa e não permanecer exposta ao risco de contaminação do Coronavírus. Porém, ela faz uma argumentação que me fez refletir sobre a forma como esta mulher pensava - que eu sabia ser a de milhares de pessoas, infelizmente: ela acreditava que a Pandemia da Covid-19 era uma invenção; uma mentira criada por um suposto grupo megapoderoso que queria subjugar todo um planeta ao ponto de “convencer” boa parte das pessoas a se isolarem e se protegerem dentro de suas casas.

É preciso dizer que foi isso o que me fez iniciar esta rota de reflexões, pois eu senti pena daquela mulher e das demais pessoas que seguem por este mundo dessa forma. Foi patética a forma como essa mulher reagiu a fala de alguém que queria protegê-la de se contaminar, contaminar a quem ela estima e mesmo, correr o risco de morrer de uma forma muito ruim.

Mas percebo que patética foi a chocante e nefasta construção de um discurso sócio-histórico absurdo que nos trouxe até o ponto de ver uma pessoa agir como uma criança pequena, negando-se a aceitar o obvio: que a Humanidade estava em um perigo real e imediato.

E por que isso aconteceu com aquela mulher e mesmo com quem NÃO QUIS aceitar que se encontrava no meio de uma situação caótica e calamitosa?

Porque foi isso o que a história humana ensinou às pessoas, ricas ou pobres: que para sobreviver nesse mundo era preciso negar que o planeta Terra fosse NATURALMENTE PERIGOSO, NOCIVO E HOSTIL A EXISTÊNCIA da maior parte das vidas sobre ele.

E isso incluindo e principalmente a existência do ser humano que continuamente o devasta sem lógicas razões para tal.

Nos somos educados para acreditar no fantasioso, no irreal. Buscar o que é ALIENÁVEL, como a perfeição, e jamais aceitar a realidade como ela é e se apresenta. Porque a realidade sempre aponta para os nossos "pés de barro", não importa se os escondemos sob calçados que custam milhares de dólares, euros e etc. O fato de sermos uma das ESPÉCIES MAIS FRÁGEIS do Reino Animal e de não termos mais nenhuma estrutura biologicamente evolutiva para se desenvolver é o que desespera quem nos “guia” para onde nem eles que vão.

A fragilidade e mortalidade humana é algo que, com o tempo, tornou-se uma forma de nos empurrar para a frente, ignorando a curta vida que temos nesse planeta e buscando preenchê-la com eventos e situações vazias de conteúdo, mas que nos distanciam da dor do que nos faltará até o dia em que morrermos: O SENTIDO PARA A VIDA.

É isso o que não queremos enxergar (e quem comanda o jogo social prefere assim): que não percebamos que A VIDA NÃO TEM SENTIDO ALGUM. Exceto o que damos a ela.

Mas se não temos algo chamado MATURIDADE emocional, jamais seremos capazes de dar à vida algum sentido lógico e que preencha o vazio que todas as pessoas sentem. E é por isso que é preciso falar de Evolução; pois é por meio dela, de uma consciente e responsável evolução mental e emocional, que somos capazes de tornar nossas existências menos... patéticas.

Porque infelizmente foi isso o que a Vida Humana na Terra se tornou quando se decidiu criar regras sociais incoerentes onde as particularidades de ser um Ser humano eram obrigatoriamente apagadas ou silenciadas. A sociedade desde tempos imemoriais criou normas para tentar homogeneizar a todos de maneira a ocultar o que não considerava correto ou que não compreendia; e de maneira a tentar impedir que o que não podia ocorrer, fosse evitado (aquele próximo passo que DESESPERADAMENTE precisamos dar para sobrevivermos a nós mesmos): a EVOLUÇÃO MENTAL E EMOCIONAL.

Porque apenas em um mundo que aceita a mudança, uma pessoa não colocará sua vida em risco por medo do que não entende ou por achar que algo mais fácil de ser assimilado é o que pode ser o correto; e porque a Humanidade precisa romper com o silencioso e oculto acordo de se manter a maioria dos seres humanos infantilizados em idade adulta.

SOMOS ADULTOS INFANTILIZADOS, somos ensinados desde cedo que temos responsabilidades quando deixamos a adolescência, mas que podemos protelar cumpri-las se assim quisermos.

É importante para quem comanda o jogo social manter as pessoas sob esta crença pois é mais fácil controlá-las:


crianças são mais fáceis de manipular do que adultos maduros, correto?


Idiotizar adultos plenos como acontece no Brasil atual - e em muitos países onde a manipulação social é explícita - é a melhor forma de se manter o Poder e o controle sobre todos; porque pessoas que abrem mão de suas escolhas - em geral, por medo (que vira acomodação com o tempo) - não evoluirão para tornar-se seres maduros e donos de suas escolhas SEM MANIPULAÇÃO.

Infelizmente, muitas pessoas permanecem assim, alienadas de si mesmas e permitindo que outros decidam por elas sobre que caminho seguirão. E mesmo sabendo que o final desse caminho pode ser pior do que encarar o mundo com escolhas maduras e racionais, elas preferem abrir mão de decidir, de escolher.

São "crianças grandes", como dizem. Adultos infantilizados que não aceitam que a Evolução não vai parar porque elas e eles fazem birra, causam confusão e gritam palavras histéricas e estúpidas contra o que não podem lutar.

O Mundo não voltará ao Passado.

Ele nunca volta.

E esses momentos críticos de nossas existências aponta para isso. Estamos diante de décadas de lutas sociais onde, aos poucos, o mundo mostra uma busca pela Evolução que não permite retrocesso, não importa o que tentem. Os discursos de "homogeneização" humana não são válidos e sua base tem mais vãos que um "pneu biscoito". E mesmo a situação mundial nos empurra para que nos conectemos de verdade uns com outros para, literalmente, sobrevivermos protegendo uns aos outros, de nós mesmos infelizmente.

Sendo assim, a Evolução mental e emocional é INEVITÁVEL e necessária em absoluto se queremos enquanto Humanidade que chegar a ver o começo de um novo tempo. E, para isso, não mais podemos nos deixar levar por discursos gastos, vazios de sentido e sem um propósito voltado para a manutenção da Vida. Porque o ser humano precisa apenas sobreviver a si mesmo; às suas neuras, invencionices e absurdos que só existem dentro de sua própria cabeça (e que de nada servem para a Humanidade), para conseguir enxergar o que existe para além da barreira que o medo do desconhecido construiu usando a mesma conversa requentada do passado sobre o que supostamente seria “o certo” e “o errado”.

ACEITEMOS EVOLUIR, amadurecer. Aceitemos nos tornar mais humanas e humanos dentro das nossas diferenças que nos interconectam. E aceitemos que somente vamos dar os próximos passos, ultrapassando essas situações terríveis que vivenciamos de doenças, guerras, destruição gratuita, egoísmo e ódio, se estivermos de mãos dadas por um futuro possível, equitativo e demasiadamente... Humano!

0 comentários: