O Perigo de Uma História Única - Chimamanda Ngozi Adichie

16 janeiro C. Vieira 0 Comments

Este livro é uma adaptação de uma palestra dada pela escritora Chimamanda Ngozi Adichie no TED Talk que já foi assistida milhões de vezes. No começo da fala da autora, ela nos conta sobre suas percepções de mundo quando criança,  em que não se pensava como alguém que teria o "perfil" para fazer parte das histórias que criava, porque os livros que Ngozi lia quando criança eram todos constituídos de personagens diferentes dela. No caso, os personagens eram brancos.

Ainda criança, a autora também descobre que sua percepção sobre a pobreza e sobre as pessoas pobres era incompleta e passível de suposições que não se adequavam a realidade, chegando, diante da descoberta de informações e fatos para além da 'história única' que haviam lhe contado, à seguinte conclusão: quando  estamos na infância,  somos condicionados por 'uma história única', que acaba por gerar uma percepção do mundo não condizente com o que ele realmente é.

Então,  ela nos fala sobre como nós, no Ocidente, também somos condicionados a ter este tipo de percepção sobre a realidade, em que apenas uma 'história única' nos é passada como sendo a "verdadeira". Algo que, na verdade, oculta a pluralidade e diversidade de informações e fatos que existem para além daquela visão fechada e simplista.

Mas Ngozi nos leva a refletir sobre como isto é utilizado. Afinal, as percepções fechadas sobre pessoas, povos e etc. se formam em algum lugar e visam a algum objetivo. O que pode-se traduzir em poder ou na busca por obter isto.

Um ponto interessante que ela mostra e que deve ser levado em consideração é que muitos dos estereótipos e opiniões que temos como "verdades" sobre as pessoas vem desta 'história única'. Por isso, é importante perceber o que existe para além dessa história recontada como a 'única' que nos apresentam e dos estereótipos advindos delas.

Como, por exemplo, ela cita, o que nos contaram no passado sobre o grande continente chamado África: a visão que criaram sobre todo o território e de todos os seus países é equivocada, por ter sido criada uma 'história única' para um gigantesco espaço de terra com nações diferentes, Histórias e Culturas diversas e trajetórias também distintas.

Por isso, a ideia, a construção e a disseminação de 'uma história única' sobre alguém, sobre um povo ou sobre um lugar gera uma desumanização do "objeto" de foco daquela narrativa, pois não permite que criemos empatia e proximidade com o que ficamos sabendo sobre.

Ngozi nos apresenta novos olhares sobre seu país natal que rompem com a 'história única' por humanizar as pessoas de lá e mostrar o quanto são, como ela diz, "iguais a todo mundo". Vivendo no mesmo planeta, acalentando seus sonhos particulares e sobrevivendo, apesar da vida ser difícil para todos.

Quando Ngozi nos fala sobre uma 'história única', ela fala da perda da identidade original que as pessoas têm frente ao mundo e que é substituída por aquilo que interessa a quem cria e mantém versões sobre quem as pessoas são, o que fazem e como vivem. Como um roubo da História Real e um desrespeito à quem somos.

'O Perigo de uma História Única' é uma reflexão em palavras sobre como chegamos a uma sociedade que precisa urgentemente de uma História,  com 'H' maiúsculo, que abarque a todas as demais que foram silenciadas pela 'história única' gerada por quem deseja ter e manter o Poder da Narrativa em suas mãos. 

É um chamado à consciência sobre o quanto nós conhecemos tão pouco sobre os diversos lados de uma questão, de uma História e como necessitamos descobri-los,  jogar luz sobre eles para, enfim, sermos capazes de compreender este mundo que criamos aos "trancos e barrancos".

Foi uma leitura breve mas riquíssima e que deve ser lida por todas e todos.

E termino com uma bela percepção de Chimamanda Ngozi Adichie:

"Quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

Até a próxima!

0 comentários: